Fundado em 1998, o Grupo Águas do Brasil é um dos principais grupos privados de saneamento básico do país e conta com mais de 1000 colaboradores.
A empresa já possui um comitê de inovação e, em 2024, conquistou o 3º lugar no prêmio Top Open Corps 2024, na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura. Essa premiação, concedida pela plataforma 100 Open Startups, reconhece as corporações e startups que mais fomentam a inovação aberta no país.
Luciana Parente, superintendente de inovação do Grupo, já havia participado da Innovation Trip e acionou a Future Dojo na expectativa de estender a experiência para o restante da frente de inovação da empresa.
O foco do comitê de inovação era fortalecer a cultura de inovação na empresa, conhecer referências práticas e continuar evoluindo com os projetos de inovação da empresa.
Buscavam entender como grandes organizações similares ao Grupo estruturavam a área de inovação, quais as melhores práticas adotadas e desafios que enfrentavam, além de observar como elas geram valor de maneira integrada.
Foi realizada uma Innovation Trip exclusiva para o comitê de inovação do Grupo Águas do Brasil, que contou com oito colaboradores.
A expedição teve como destino a EDP e Comgas e foi uma jornada repleta de conteúdos valiosos, direcionados e muito benchmarking.
O comitê de inovação ficou muito satisfeito com a experiência e isso reverberou nos projetos de inovação do Grupo.
Também houve uma mudança positiva na forma em como encaram a inovação dentro da empresa.