Inovação: 5 coisas que você precisa entender

Veja, fazer inovação dentro da sua empresa é uma jornada. Porém ela pode ser mais tranquila se você entender algumas ideias que poucas pessoas entendem, mas deveriam. Tecnologia e inovação são a mesma coisa? Será que você deve fazer tudo que o seu cliente pede? Essas são boas perguntas, e merecem boas respostas.

Por isso, chamamos o nosso co-fundador Pedro Waengertner para responder essas questões e trazer 5 coisas pouco intuitivas que você precisa entender sobre inovação. Confira abaixo:

1 – Abordagem big bang não funciona

Sem dúvida, essa é uma das principais armadilhas. Quando falamos em inovação, muitos acreditam que precisam de equipes numerosas e grandes orçamentos. Por isso, muitas vezes pensam que a inovação pertence às empresas milionárias.

No entanto, são as equipes pequenas e com recursos limitados que contam com mais flexibilidade e agilidade para explorar novas ideias e inovar. Por outro lado, os times grandes são ideais para escalar e expandir projetos.

2 – Inovação não precisa ser revolucionária

Existe um mito de que inovar precisa ser um ato grandioso ou transformador. Por isso, as pessoas sentem a pressão de ter que criar algo revolucionário. E dessa forma, acabam criando produtos que não resolvem problemas reais.

Na verdade, você não precisa inventar coisas do zero para inovar. O que você precisa é criar valor onde não existia antes. Muitas vezes, são as pequenas melhorias incrementais que geram o maior impacto – e trazem o maior resultado.

3 – Não faça tudo que o seu cliente pede

Veja, uma escuta ativa aos clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Mas o quão longe você deve ir para satisfazê-lo? Certamente, muitas empresas se orgulham das loucuras que fariam para roubar um sorriso de seus clientes. E essa é outra armadilha perigosa.

Na verdade, inovação é sobre ouvir e interpretar o que os seus clientes também não estão dizendo. Isso envolve compreender de forma profunda os problemas não resolvidos e surpreender seus clientes com soluções inovadoras.

4 – Já testamos e não funciona

De fato, é frustrante quando os testes falham. Muitas empresas acabam descartando boas ideias quando elas não trazem os resultados esperados. E assim, perdem excelentes oportunidades de criar grandes soluções porque desistem antes da hora.

Além disso, muitos confiam mais na palavra de especialistas do que em seus próprios experimentos. Mas os testes são ferramentas poderosas para validar ideias. Por fim, testar por testar não gera aprendizados: antes é preciso estruturar suas hipóteses, experimentos e ferramentas de análise.

5 – Experimentação é o motor da inovação

A últimas coisa que você precisa entender sobre inovação, é que a experimentação está no centro dessa equação. Explorar novos caminhos e assumir riscos é o que impulsiona a criação de novos produtos e modelos de negócio que fazem a diferença na vida das pessoas.

Sem dúvida, a inovação tende a florescer em ambientes que cultivam e promovem a experimentação e conseguem ser tolerantes a falhas. Afinal, a maioria dos projetos de inovação nem sequer sai do papel. E as barreiras culturais tendem a ser o principal motivo para isso.

Quer saber mais sobre essas e outras coisas pouco óbvias sobre inovação?

Confira na íntegra a nova masterclass do Pedro Waengertner, fundador e CEO da ACE Ventures.

MC-Pedro-Chumb.png?resize=1024%2C576&ssl=1