Recebeu a newsletter de algum amigo?
Inscreva-se para receber as próximas!
Como Pedro Waengertner pontuou no seu livro “Inovação Radical”, um dos princípios da Inovação é ter o cliente no centro da equação. É óbvio? É. Tá batido? Também.
Mas me responda com sinceridade: você realmente acha que as empresas, por mais que falem, fazem isso?
“Tantos projetos inúteis seriam interrompidos, tanta burocracia seria reduzida se ao menos parássemos para pensar nos nossos clientes por um minuto.” — PW.
Nesta edição da Innova Pills, vamos te ajudar a entender melhor o que é ter o cliente no centro e o que não é.
Já ouviu a história de que na Amazon, em todas as suas reuniões, sempre tem uma cadeira vazia? Essa é a cadeira do cliente.
A ideia é que, ao ver aquele lugar reservado para seus consumidores, todos se lembrem de que são eles que mandam e devem ser a prioridade, SEMPRE.
Eles levam tão a sério, que já chegaram a tomar decisões em que perderam dinheiro no curto prazo, apenas para fazer valer esse princípio. O que é extremamente positivo ao longo prazo, pois a perda de hoje é recuperada no relacionamento sólido que constrói com seus consumidores.
No seu livro, Pedro também cita o exemplo de uma empresa que, o CEO e outros diretores usavam uma faixa laranja no braço durante uma palestra que ele ministrava. Nela, tinha escrito “paciente” e servia para que todos lembrassem do ponto de vista do cliente durante qualquer reunião.
São atitudes simbólicas, mas que funcionam para nos lembrar que em meio a todos os projetos e preocupações que temos, existe um protagonista que exige a nossa constante atenção. E convenhamos, é fácil perder essa perspectiva.
Ser Customer Centric (ou colocar o cliente no centro) é a capacidade das pessoas de uma organização de entender de verdade quem são seus clientes, o que eles sentem, esperam e precisam — até quando eles próprios não sabem.
O cliente deve estar no centro de todas as decisões relacionadas ao desenho, entrega de produtos, serviços e experiências para criar conexão, satisfação, lealdade do cliente.
Segundo Peter Fader, professor da Wharton, a principal característica de organizações centradas no cliente é a capacidade de conhecer seus clientes de forma granular, ou seja, identificar quem são os clientes mais valiosos para o negócio e diferenciá-los dos demais.
Com essas informações, essas empresas conseguem oferecer produtos, serviços e experiências altamente personalizadas.
Os 3 pilares para implantar o cliente centrismo são:
Convidamos você a refletir sobre essas questões para entender o quanto sua empresa está distante de ser customer centric hoje — e quais podem ser as principais causas disso. 💡
CEO da Future Dojo e Sócio ACE Ventures
Compartilhamos com você a melhor curadoria de estratégias e notícias sobre inovação e negócios.