Pensamento analítico: entenda porque essa é a principal habilidade para 2022

Em uma lista de candidatos extremamente capacitados, o que te faria se destacar da multidão? Pode deixar que essa resposta é com a gente. Descubra porquê o pensamento analítico pode transformar a sua carreira e te ajudar a alcançar as mais altas posições no mercado de trabalho. 

A análise de dados é uma base muito importante para a tomada de decisão. Por meio de um estudo aprofundado e de um pensamento analítico, é possível criar autonomia para alcançar resultados nunca considerados. 

Nesse artigo você entenderá no que, de fato, consiste a habilidade de pensar analiticamente. Além disso, também saberá qual é a sua importância para a ascensão profissional. Leia até o final, pois temos uma surpresa para te ajudar nessa escalada de sucesso. 

Em primeiro lugar: o que é pensamento analítico?

Pensamento analítico é a capacidade de raciocinar de forma mais assertiva, que leve em conta padrões baseados em dados e na lógica. Essa habilidade permite que a tomada de decisão seja um processo mais produtivo e certeiro. 

Ademais, pessoas com perfil analítico também costumam produzir associações mais relevantes. Ou seja, conseguem unir dois pólos aparentemente opostos em prol de uma solução satisfatória para um problema. 

“Cogito, ergo sum!”

Apesar dessa habilidade ser algo muito requisitado hoje em dia, ela sempre esteve na mira de grandes pensadores. Um deles é René Descartes, filósofo francês responsável por inaugurar a filosofia moderna. 

Ele apresentava uma forma de pensar baseada no racionalismo e no método. Aliás, não é à toa que a frase “penso, logo existo” (do latim “cogito, ergo sum”) é de sua autoria. 

Descartes também acreditava que “não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos”. Essa máxima traz a ideia de que pensar de forma analítica não é uma capacidade inata, mas sim uma habilidade que podemos adquirir com o tempo. 

Obviamente, existem pessoas cuja personalidade é mais próxima desse padrão. Por outro lado, existem pessoas que possuem uma forma de pensar diferente, que precisará de um esforço maior para aprimorar seus processos. 

Porém, fato é que todos que reconhecem a importância do pensamento analítico terão que modificar seu mindset para atingir a plenitude nessa jornada. Isso acontece porque o nosso cérebro sempre terá uma predileção a seguir padrões e se firmar em tudo o que já conhece. 

Dessa forma, saiba que você pode, assim como Descartes, ser analítico e focado. No entanto, vai precisar driblar algo chamado de viés cognitivo. 

notebook em uma mesa exibindo gráficos e dados
O pensamento analítico pode melhorar consideravelmente o seu processo de tomada de decisão

O que é viés cognitivo?

De acordo com um estudo do Wall Street Jornal, o cérebro de um adulto processa, diariamente, mais de 35 mil decisões. Dado extenso número, é natural que o nosso corpo produza atalhos para simplificar e aumentar a velocidade de processo.

É nesse sentido que surge o viés cognitivo. Trata-se de um erro sistemático que acontece quando interagimos com as informações ao nosso redor. Dessa maneira, nossa mente nos conduz a atalhos que podem produzir equívocos baseados em padrões.

Nesse sentido, o pensamento analítico entra como uma forma de amenizar esses vieses. Mediante a uma capacidade consciente de tomada de decisões, essas consequências diminuem bastante.

Por que ter um pensamento analítico? 

Pensar de forma analítica te coloca no centro da sua trajetória, te devolve um lápis que permite escrever a própria narrativa. Nesse esquema, você pode apagar, modificar, pivotar, quando julgar necessário. Mas isso só dará certo se tiver a expertise para, de fato, aplicar soluções eficientes. 

Não é só sobre sair fazendo o que tem vontade, porque isso é irresponsabilidade. Mas é sobre saber fazer o que se tem vontade e tomar as melhores decisões para a sua vida. E a boa notícia é que a gente pode te ajudar nisso!

Se você quer aprender como desenvolver suas competências com professores líderes em empresas como Google, Natura, IBM, Votorantim, BTG Pactual, Bayer, Loft e Nubank, acesse o nosso curso sobre Pensamento Analítico. Destrave o seu potencial e seja precursor de uma verdadeira (re)volução ao seu redor!