3 tendências do futurismo para a sua carreira

O futuro é um espaço temporal inexplorado, mas não precisa ser desconhecido. Por meio do estudo de alguns fenômenos, é possível identificar (e antecipar) alguns pontos chaves para o nosso desenvolvimento. Nesse sentido, conheça 3 tendências do futurismo para a sua carreira.

Tempos modernos 

Vivemos em uma lógica em que tudo se transforma de maneira rápida e intensa. O mercado de trabalho, por exemplo, sofreu grandes mudanças com a pandemia de covid-19. Muitos tiveram que se reinventar e se adequar a novas modalidades. 

Contudo, as transformações não se resumem apenas ao home office. Além disso, não é difícil encontrar dados de pesquisas que afirmam o fim de muitas profissões. 

Em outros casos, alguns estudos sugerem que muitas empresas (mesmo as que estão com as finanças em dia atualmente) fecharão as portas em alguns anos. Mas e aí, quem será você nessa transformação?

3 tendências do futurismo para ampliar sua visão

Diante desse cenário, surge a necessidade de acompanhar o processo. Não de forma passiva, como mero espectador, mas de maneira ativa, tornando-se parte dessas grandes mudanças. 

Entenda como essas três tendências do futurismo podem transformar a sua visão de mundo e impulsionar sua carreira:

1 – Non-ownership (2021 – 2030)

A geração Y e Z impulsionou uma nova dinâmica de consumo para o mercado. Nesse sentido, ter acesso a um produto ou serviço tornou-se mais interessante do que possuí-los. 

Qual é o impacto disso? A valorização de experiências. Dessa maneira, nota-se uma vantagem nos modelos de pay-per-use (pague para usar, em tradução livre). Assim o cliente pode usufruir das funcionalidade de um produto de forma proporcional ao tempo que precisar dele. 

2 – Internet of Senses (2030 – 2050)

Já ouviu falar do termo ‘Internet of Senses’ ou Internet dos Sentidos? É um recurso que reúne cinco tecnologias: Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação. 

Assim, seu objetivo é possibilitar que as experiências baseadas em telas se tornem cada vez mais sensoriais. Logo, o impacto dessa mudança é bastante palpável: transforma significativamente as interações tecnológicas, desde as mais simples até as mais complexas. 

FutureDojo-futurismo-interna-1024x576.jpg
O futuro é agora: entenda como ficar por dentro das próximas tendências pode alavancar sua carreira

3 – Low Earth Logistics (2050+)

Você acreditaria que existe a possibilidade de utilizar uma faixa acima da atmosfera para realizar entregas? Sim, até 2050 poderemos acompanhar a implantação desse modelo. 

No cenário atual, já é possível notar que o turismo espacial está crescendo. Nessa perspectiva, torna-se um grande foco de investidores, fazendo com que essa operação logística com foco na Órbita Terrestre ganhe muito potencial. 

Como essas 3 tendências de futurismo podem mudar a sua carreira?

Entender o que pode vir no futuro te fornece mais insumos para traçar um bom planejamento de inovação. Ou seja, traçar estratégias e estruturas que possibilitem o mapeamento de tendências e outras tecnologias crescentes são essenciais.

Esse recurso não permite somente que um profissional ou empresa se mantenha rentável ao longo prazo. Vai além disso, torna o seu serviço ou produto sempre relevante para os seus clientes. 

Dessa maneira, essas 3 tendências do futurismo podem te levar a explorar territórios inabitados agora, mas disputados amanhã. Se você conseguiu captar a importância desse conhecimento, acesse o report exclusivo produzido pela Ace Cortex sobre as perspectivas de disrupção até 2050. 

Além dessas e outras tendências do futurismo, entenderá as dinâmicas atuais do mercado e como realizar um planejamento estratégico para se destacar frente a essas transformações.

Pensando em cooperar nesse processo de desenvolvimento, oferecemos um treinamento direto ao ponto, com os princípios e tendências que vão transformar você no líder da inovação da empresa em que trabalha. Que tal conhecer a Inovação na Prática? Clique e saiba mais!