Venture Building é o processo de construção de novos negócios - normalmente digitais e ligados à nova economia. Venture é um termo utilizado para falar de iniciativas e empresas que envolvem algum tipo de risco ou incerteza.
No Brasil, o mais comum é utilizar o termo startup para se referir a esse tipo de negócio. As startups podem ser iniciadas tanto por uma pessoa física que deseja empreender quanto por uma pessoa jurídica com interesses financeiros ou estratégicos.
Nesse segundo caso, o mais comum é ver studios de criação de startups, que possuem como finalidade e atividade principal justamente avaliar um mercado, encontrar um problema que seja grande o suficiente e buscar construir uma startup de sucesso que possa crescer em cima dessa oportunidade, com um modelo de negócios escalável.
O que é corporate venture building?
Além desses startup studios ou venture builders que possuem essa atividade como core business, existem também grandes corporações que decidem criar uma iniciativa de criação de startups, como uma forma de executar a inovação corporativa.
Segundo uma pesquisa realizada com grandes empresa no Brasil, 23% das empresas já utilizam o modelo como uma estratégia de inovação corporativa.
Quais são as vantagens do corporate venture building como estratégia de inovação?
Isso se deve ao fato de que novos negócios digitais possuem maiores múltiplos de valor de mercado, geram escalabilidade para a solução da corporação e permitem a captura de maior fatia de mercado entregando maior valor para o cliente final com serviços adjacentes.
(Fonte: New-business building 2022, da McKinsey)
Quem está fazendo corporate venture building?
Ambev (case Zé Delivery)
A Ambev em 2016 criou o Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas, com o objetivo de ter um canal de vendas direto com o consumidor final, tirando intermediários e possibilitando um relacionamento mais próximo com o cliente. Se antes ela apenas fazia vendas em atacado, agora é capaz fazer vendas pelo marketplace.
O Zé Delivery foi uma iniciativa construída pelo hub de inovação da Ambev e hoje já representa mais de 6% do valor de vendas da empresa. Além de possibilitar uma nova alternativa de compra e consumo das bebidas, a startup possibilita que a empresa tenha muito mais dados sobre o seu consumidor final. Hoje, essa nova venture já é um pilar estratégico e resultado da inovação da companhia.
Unilever (case Lavanderias OMO)
A Unilever é uma multinacional de bens de consumo do mundo e com marcas extremamente bem estabelecidas como Kibon, Mãe Terra, Comfort e muitas outras. E a operação do Brasil é onde a Unilever começou a atuar, também, em serviços.
O grande objetivo da Unilever com este negócio é oferecer uma gama completa de serviços que corresponde ao cuidado com as roupas.
A rede de lavanderias OMO iniciou com a aquisição de algumas redes de lavanderias e hoje oferece serviços de lavanderia express, especializada, self-service, além de costura.
Como começar a construir novos negócios na sua empresa?
Grandes empresas estão obtendo resultados expressivos no corporate venture building. Você também pode construir novos negócios adjacentes ao seu core business atual.
Vamos ao passo a passo:
1. Estabeleça teses de futuro
Antes de iniciar novos empreendimentos, é importante estabelecer uma estratégia e diretrizes claras para orientar em qual etapa da jornada do cliente, em qual mercado e quais modelos de negócio há maior potencial. Para isso, recomenda-se estabelecer teses de futuro com base em quatro critérios principais:
- O futuro dos clientes: Mudanças comportamentais que podem impactar o negócio
- O impacto da tecnologia: Novas tecnologias que podem mudar o rumo do mercado
- Matando o próprio negócio: "Como faríamos para matar o nosso próprio negócio se começássemos hoje?"
- Dominando o mundo: "Como faríamos para aumentar a nossa receita em 10 vezes, em 5 anos?"
As teses de futuro ajudam a identificar diferentes oportunidades e territórios que podem ser explorados pelo venture building. Segue um exemplo de tese de futuro:
2. Comece a criar as primeiras ventures
Tendo uma estratégia, budget e aprovação da liderança, é possível começar a validar e construir as primeiras ventures para começar a construir um portfólio. E para construir novos negócios, existem 4 principais etapas que precisam acontecer:
- Descoberta: essa etapa é quando se busca o entendimento do problema e da persona, cria-se hipóteses e são conduzidas pesquisas exploratórias e análises de mercado.
- Validação: é quando busca-se validar a proposta de valor do produto ou serviço que você pretende criar. Para isso, são construídos MVPs e feitos testes de canais, em busca pelo Problem Solution Fit.
- Crescimento: é o momento de buscar o Product Market Fit, construir a máquina de vendas e buscar sustentabilidade do modelo de negócios criado.
- Escala: é quando ocorre a consolidação de processos, desenvolve-se uma estratégia e roadmap de produto de longo prazo e busca-se conquistar novos mercados.