Já fazem algumas décadas que estuda-se inovação dentro da grande área de gestão e negócios. Mas grande parte dos profissionais ainda não sabe como inovar no dia a dia corporativo.
Novos conceitos surgem a cada ano, como a transformação digital, nova economia, revolução das startups e nem sempre é fácil conseguir criar um modelo de inovação prático e funcional para o seu negócio.
Das muitas teorias que explicam os fundamentos da inovação, a estratégia da inovação radical é uma das que apresenta conceitos mais claros e aplicáveis nas organizações. Ela apresenta 6 princípios da inovação:
- Cliente no Centro
- Gestão Ágil
- Trabalhe com parceiros
- Pensamento de investidor
- Mate o seu próprio negócio
- Design organizacional
Estimule o pensamento de investidor como um dos princípios de inovação.
Como começar a inovar de verdade dentro das empresas?
Mas para inovar de maneira que gere mudanças estruturais e culturais na organização, existem 5 passos principais:
1. Mindset e competências
Profissionais de inovação precisam de competências técnicas e comportamentos de intraempreendedorismo. Habilidades relacionadas à trabalhar com riscos e incertezas, agilidade e experimentação, criatividade e capacidade de execução de projetos são essenciais a serem desenvolvidas.
2. Comportamento da liderança
O líder de inovação, precisa fazer com que seu time saia do status quo e veja os problemas como algo evolutivo para sonhar grande. Buscando o desconhecido e o erro para evoluir.
3. Modelo de gestão
O foco agora deixa de ser horas trabalhadas e vira resultados. A inovação passa a ser coletiva e começa a implementação de rotinas ágeis como modelo de gestão e como design organizacional.
4. Processos inovadores
Você vai tornar seu negócio mais eficiente passando por 5 etapas em todos os processos da organização:
- Definir o valor
- Mapear os fluxos de valor
- Criar um fluxo contínuo
- Organizar um fluxo puxado
- Buscar a melhoria contínua do processo
5. Resultados
Ter métricas para inovação é o principal desafio para 44% dos profissionais que trabalham com isso. Mas isso também está conectado com o fato de que a maioria das empresas não faz bem a base da pirâmide.
Então, para ter resultados concretos na inovação, é preciso trabalhar a cultura e a estratégia da organização de maneira integrada.