Sua empresa tem uma estratégia de inovação?

Você já sabe que inovar só por inovar não dá certo. É necessário ter uma estratégia certeira de inovação, que esteja em harmonia com os objetivos corporativos. Mas hoje em dia, com tantas novas ideias e novas tecnologias, pode ser difícil enxergar com clareza os melhores caminhos para sua empresa.

Leia mais: Como inovar dentro de grandes empresas

Nesse post, vamos te explicar de onde vêm as estratégias de inovação das corporações – e como elas têm potencial para mobilizar todas as áreas de negócio.

Inovar no caos é arriscado

Você já se perguntou por que muitos projetos de inovação não saem do papel? Ou ainda por que algumas iniciativas têm sucesso no começo mas eventualmente falham? Às vezes, o problema não está no planejamento ou na execução, mas na ideia em si

A verdade é que não é fácil reconhecer uma boa ideia logo de cara. Além disso, nem todas as boas ideias são compatíveis com o momento que uma empresa vive. Outras simplesmente não são tão boas quanto parecem ser.

Um exemplo que ilustra bem essa situação é o estouro da bolha ponto-com na virada da década de 90. Com ampliação do acesso da internet ao público geral, criou-se um hype entre empreendedores e investidores, que estavam dispostos a injetar grandes volumes de capital em qualquer site que parecesse minimamente promisso.

O resultado foi catastrófico: Os investidores nunca tiveram os retornos que esperavam, a bolsa americana veio abaixo. e grandes players como a Intel assistiram seu valuation derreter. Agora, quase vinte anos depois, o que a bolha ponto-com nos ensina sobre estratégias de inovação?

  • Inovação é sobre negócios. Antes de ser revolucionária, uma ideia precisa gerar caixa. Nesse sentido, é crucial olhar para fatores como viabilidade econômica, potencial de mercado e retorno sobre o investimento (ROI).
  • Inovação é sobre entregar valor. Além da corporação, para o cliente final, para os stakeholders e para a sociedade como um todo. Por isso, se pergunte: Como minha ideia pode solucionar um problema real?
  • Inovação é sobre estratégia. Certamente, muitos investidores da era ponto-com viram que o mercado caminhava para um colapso. Enquanto alguns afundaram com o navio, outros tentaram se reinventar. E aqueles que sobreviveram à tempestade saíram mais fortes.

Bill Gates segura uma caixa do Windows XP Professional enquanto sorri. Ele está na rua com prédios ao fundo. Há letreiros divulgando a Microsoft e o Windows XP em segundo plano.

Bill gates celebrando o lançamento do Windows XP em 2001

Tese de inovação: Um norte estratégico

Veja, toda a estratégia de inovação requer um ponto de partida. Sem dúvida, essa pode ser a parte mais difícil do processo. Mas existem algumas ferramentas úteis para ajudar nesse pontapé inicial e tornar mais agradável a jornada como um todo. Afinal, é a estratégia que dita o ritmo do planejamento e da execução.

Para isso, corporações têm cada vez mais desenvolvido suas Teses de Inovação. Elas servem para determinar a direção do esforço e do orçamento da empresa. Além disso, permitem enxergar melhor quais pautas são prioritárias de acordo com o timing do mercado e da empresa.

Assim, com um escopo mais limitado, é possível integrar os objetivos da área de inovação com os objetivos macro da corporação, mobilizando as lideranças e engajando todas as áreas de negócio nas ações.

Como desenhar teses de inovação?

Em primeiro lugar, você precisa conhecer os 3 pilares centrais das teses:

Territórios: São temas macro em que a empresa deseja atuar. Eles são definidos a partir da cadeia de valor, que é a estrutura que abrange todo o ciclo de um produto ou serviço.

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Exemplo: Cadeia de valor do mercado de construção civil

Assim, é possível visualizar todos os diferentes segmentos adjacentes que estão ao alcance da companhia, separados por etapa da cadeia de valor.

Desafios: Depois de definir os territórios, o próximo passo é mapear desafios. Em resumo, desafios são dores dos clientes ou perguntas que o mercado ainda não respondeu.

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Exemplo: Desafios existentes no território das Smart Cities

Teses: Por fim, após definir territórios e desafios para explorar, desenham-se as teses de inovação. Em suma, as teses são um posicionamento assertivo frente ao que a companhia quer alcançar através da inovação. São posicionamentos assertivos que podem ser resumidos em uma única frase, como por exemplo: “Desenvolver o primeiro sistema integrado de gestão de energia renovável em Smart Cities”.

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Se você quer aprender a desenhar teses de inovação assertivas, compatíveis com o momento do mercado e do negócio, te convidamos a conferir a imersão Rise of Innovators. É uma imersão exclusiva para você que quer se tornar um líder de inovação que desenha estratégias de sucesso.

Quero criar e validar minhas próprias teses de inovação

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