Para quem já atuou em projetos de inovação, a resposta é clara. Mas para quem vê esse universo de fora, a pergunta não é tão simples e pode vir junto a outras incertezas. E aí, a inovação entrega resultados?
Veja, as empresas nunca estiveram tão preocupadas com inovação. Desde startups a grandes corporações, todos estão na corrida pela disrupção. Ainda assim, há quem desconfie do real potencial da inovação como força motriz de um negócio.
Por isso, nesse blog post, vamos buscar entender por que algumas lideranças resistem a ideias inovadoras e mostrar como a inovação pode trazer resultados concretos para o seu negócio.
Por que é tão difícil digerir a inovação?
Você já se perguntou de onde vem toda essa desconfiança na inovação? Alguns executivos torcem o nariz para o tema até hoje. Outros encaram o profissional de inovação como se fosse algum tipo de palhaço corporativo que só dá workshops de design thinking.
O receio em relação essa pauta muitas vezes vem de experiências ruins no passado, falta de resultados tangíveis ou até mesmo da percepção de que o tema é superficial. Esses motivos contribuem para que algumas pessoas sejam mais resistentes ao tema.
Na verdade, existem algumas boas razões para não confiar muito na área de inovação, e elas vão muito além do medo do desconhecido.
Por isso, os temores surgem de diferentes direções e alguns possuem causas enraizadas. Veja abaixo os mais populares:
Estratégia fora de foco
Com toda a certeza, um dos principais motivos é o desalinhamento com outras áreas de negócio. Em outras palavras, quando há um descompasso entre o que acontece na área de inovação e o que está acontecendo no restante da companhia e no mercado como um todo.
A falta de uma conexão clara entre a estratégia corporativa e as iniciativas de inovação é uma armadilha perigosa. Ainda mais quando falamos em grandes corporações, onde a comunicação entre as áreas tende a ser mais desafiadora.
Em síntese, a inovação entrega resultados se a estratégia macro da companhia são inseparáveis e andam lado a lado. Dessa forma, fica claro para todos qual é o valor dessas iniciativas e como todos podem apoiar ativamente nesses projetos.
É difícil mensurar o impacto
Medir o impacto dos projetos é um grande desafio, especialmente quando falamos em retorno financeiro. Os efeitos podem levar tempo para se manifestar, e é complicado atribuir resultados diretamente a uma iniciativa em específico.
Além disso, os indicadores financeiros mais tradicionais como o retorno sobre o investimento (ROI) e o fluxo de caixa muitas vezes não são os melhores para avaliar o sucesso das iniciativas. Por outro lado, existem outras métricas que ajudam a contar melhor a história desses projetos e mostrar o real impacto da inovação.
Veja mais: É possível medir a inovação?
Inovar é arriscado
Investir nesses projetos não precisa ser caro, mas o risco sempre tende a ser maior. Isso porque a realidade é complexa e os retornos não são garantidos. As iniciativas exigem investimento em pesquisa, prototipação e testes. Por outro lado, o resultado pode demorar a vir.
Inovação é um processo de descoberta e experimentação, o que significa que há sempre a margem para falhas. Nem todas as ideias inovadoras terão sucesso, e é crucial estar pronto para lidar com os erros e aprender com eles.
Veja mais: O que são os horizontes de inovação e como usá-los?
Barreiras culturais
As estruturas de algumas empresas podem ser incompatíveis com o pensamento inovador. Quando a companhia valoriza mais a estabilidade e o status quo, as pessoas tendem a ser resistentes a mudanças. Além disso, uma hierarquia rígida e estruturas burocráticas atrapalham o fluxo de ideias inovadoras.
Ao mesmo tempo, quando os colaboradores possuem pouca voz e não recebem estímulos e apoio para inovar, dificilmente o farão. Ainda mais importante do que recursos, é necessário criar um ambiente favorável à inovação e uma alta tolerância ao erro.
A inovação entrega resultados concretos
Diante disso tudo, vamos nos aprofundar no porquê a inovação de fato traz resultados concretos. Quando falamos nesse tema, as empresas possuem três objetivos principais: Aumentar a receita, o lucro ou a eficiência operacional.
Na prática, como elas fazem isso? Através de 3 veículos principais:
- Novos produtos: A primeira forma de inovar na prática é através da criação de novos produtos. Isso não quer dizer expandir uma linha de produtos que já existe. É sobre criar uma nova solução para um problema real dos seus clientes.
- Novos mercados: A segunda forma de inovar na prática é explorar novos mercados, segmentos de cliente ou modelos de negócios. A ideia é diversificar as fontes de receita e ampliar o alcance e escopo da sua companhia.
- Eficiência operacional: A terceira forma de inovar na prática é a mais simples e ao mesmo tempo a mais complexa: Produzir mais gastando menos tempo, capital ou esforços. A matemática é clara, mas os caminhos para chegar lá podem ser complicados
Tripé da inovação. Fonte: ACE Cortex
A verdade é que existem inúmeras formas de entregar resultados por meio da inovação, e cada empresa tem sua própria realidade e desafios únicos. Não há uma fórmula mágica que funcione para todos.
A chave para encontrar o caminho certo está na experimentação. Ao adotar essa abordagem, as empresas podem testar diferentes ideias, analisar os resultados, aprender, e se adaptar rapidamente às mudanças.
Portanto, a experimentação é fundamental para descobrir as melhores formas de entregar resultados concretos por meio da inovação e para impulsionar o sucesso das empresas.
O papel do gestor de inovação
É importante ressaltar que quem move a inovação são as pessoas. Portanto, uma liderança forte é o principal fator de sucesso nos projetos e iniciativas. Isso porque o papel do líder de inovação vai muito além da execução e até mesmo do método. Veja abaixo como funciona na prática:
Jornada do profissional da inovação. Fonte: Future Dojo
O líder de inovação desafia o status quo, encoraja a criatividade, promove a experimentação e estimula a colaboração entre equipes. Ele busca quebrar as barreiras internas, superar a resistência e promover a adoção de novos meios.
Além disso, esses líderes atuam lado a lado com o C-level para alinhar a estratégia de inovação com os objetivos da companhia e garantir o apoio necessário para os projetos de inovação.
Para ser um bom gestor desse modelo, você precisa mostrar que a inovação entrega resultados concretos.
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