Negócios: O que são ‘fits’ ou ‘encaixes’?

Muitas vezes, ideias de negócios parecem ser promissoras. Mas, estranhamente, não conseguem decolar como se espera e acabam morrendo em alguma das etapas de execução. A verdade é que a mera promessa de uma solução inovadora não basta para garantir seu sucesso no mercado competitivo atual.

Por isso, hoje vemos um grande cemitério de soluções geniais que sequer chegaram a ver a luz do dia. Os motivos para a falha são diversos: planejamento ineficaz, timing ruim, concorrência acirrada… Mas um dos principais motivos tem a ver com a falta de alinhamento entre os elementos essenciais para o sucesso do negócio.

Nesse post, você vai entender quais são esses elementos, como eles interagem, e como essa visão pode impulsionar o sucesso de qualquer de qualquer empresa.

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Um cemitério de boas ideias de negócios

Veja, existe um cemitério de boas soluções. Pense em quantas startups que você ouviu falar nos últimos anos caíram no esquecimento ou fecharam as portas. Agora, pense em quantas startups você nem chegou a ouvir falar porque morreram antes do seu lançamento…

Em geral, empreendedores colocam grande ênfase no produto. Mas uma solução inovadora, por si só, não é o suficiente para sua sobrevivência a longo prazo e consolidação num mercado altamente volátil. Na verdade, essa equação possui 4 fatores: produto, mercado, canais e modelo de negócios.

E ao enxergar esses elementos de forma integrada e como eles se relacionam, é possível maximizar o crescimento de qualquer negócio.

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O segredo está nas intersecções

Os ‘fits’ ou ‘encaixes’ dizem respeito ao alinhamento e harmonização entre os fatores principais de um negócio ou startup. E essa visão permite que a solução de fato atenda às necessidades do mercado, entregue valor aos clientes, seja distribuída pelos canais certos e possua uma forma de monetização viável.

Quando um negócio alcança esse ponto de equilíbrio, é o momento em que começa a se desenvolver de forma exponencial. No entanto, nem sempre é fácil ter essa visualização de forma clara. Portanto, confira abaixo quais são os principais ‘fits’ ou ‘encaixes’ e entenda se você já atingiu eles.

Problem-Solution Fit: Do problema à solução

Primeiramente, Problem-Solution Fit é um conceito que descreve a sinergia ou ‘encaixe’ entre um problema e um produto ou serviço que o solucione de forma eficaz. Em outras palavras, é seu potencial de aliviar uma dor ou gerar valor a um perfil determinado de clientes. Alguns fatores que indicam se há um bom match entre o problema e a solução:

  • Feedbacks positivos dos clientes ou usuários
  • Boas taxas de retenção e engajamento
  • Crescente demanda e interesse no mercado

Product-Market Fit: Da solução ao mercado

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Mais adiante, o Product-Market Fit um modelo que descreve a sinergia ou ‘encaixe’ entre um produto específico e um mercado. Em outras palavras, é o seu potencial de satisfazer as demandas de um número considerável de clientes em um determinado segmento. Porém, muitos empreendedores pensam de forma enganosa que esse ponto é a linha de chegada, mas na verdade é só metade do caminho. Assim, para saber se um produto está em product-market fit, você pode observar:

  • Crescimento orgânico na base de clientes
  • Aumento no ticket-médio ou receita
  • Menor sensibilidade dos clientes a aumento de preços

Product-Channel Fit: Os canais para crescimento dos negócios

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Em seguida, Product-Channel Fit é descreve a compatibilidade entre um produto ou serviço e seus respectivos canais de divulgação e distribuição. Ele diz respeito ao match entre os meios utilizados para alcançar seu público-alvo. Quando um produto atinge esse fit, significa que ele está sendo entregue ao cliente final da forma mais eficiente possível. Seus indicadores são:

  • Boas taxas de conversão de vendas
  • Baixo custo de aquisição de clientes (CAC)
  • Crescimento consistente da base de clientes

Model-Market Fit: Consolidando um modelo de negócios

Por fim, o Model-Market Fit é aderência do modelo de negócios ao mercado, e é estágio em que a estratégia de monetização e o modelo de negócios de uma empresa se alinham com sucesso ao mercado-alvo. Nesse estágio, a empresa encontra uma forma consistente de capitalizar sua oferta, que é aceita e valorizada pelos clientes. Algumas evidências desse fit são:

  • Recomendação e recompra dos clientes
  • Facilidade para atrair e reter parcerias
  • Boa eficiência de custos e crescimento contínuo da receita.

Como levar sua startup do zero à escala

Para atingir o tão procurado ponto de crescimento exponencial, existe uma jornada de 4 grandes etapas: Descoberta, ideação, testagem e escala. Além disso, cada estágio dessa jornada é marcada por diferentes marcos e desafios. Na prática, ela se parece mais ou menos assim:

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Veja, o principal problema sobre a criação de startups no Brasil é a falta de informações confiáveis sobre o tema. Isso por que as grandes corporações, venture builders e aceleradoras utilizam de métodos comprovados para construir novos negócios.

Mas por ser um tema novo, esse conhecimento fica restrito a esses nichos e não é visto em graduações, pós-graduações e MBAs tradicionais. Além disso, muitas vezes os empreendedores de primeira viagem não têm conexões com pessoas desse universo, o que também torna a jornada mais difícil.

Por isso, pensando em preencher esse vácuo, a ACE Ventures, maior empresa de inovação e novos negócios do Brasil, se juntou à Exame para ensinar seus próprios métodos. Assim, dessa parceria nasceu a edtech: Future Dojo (que já conta com mais de 10 mil alunos em pouco mais de 2 anos de história).

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