Horizontes de Inovação é um framework que divide a inovação em três categorias com base no nível de maturidade e impacto no mercado: Horizonte 1, Horizonte 2 e Horizonte 3. O Horizonte 1 se refere à inovação incremental, ou seja, melhorias sucessivas em produtos ou serviços que já existem. O Horizonte 2 se refere a inovações disruptivas em áreas adjacentes às já existentes, enquanto o Horizonte 3 se refere a inovações radicais, que criam novos mercados e produtos que não existiam antes.
Os Horizontes de Inovação podem ser usados em empresas de qualquer tamanho, em qualquer setor ou mercado, que buscam gerar crescimento e manter uma vantagem competitiva sustentável. O modelo é particularmente útil para empresas que desejam explorar novas oportunidades e mercados, além de desenvolver uma estratégia de inovação equilibrada e bem-sucedida. O modelo pode ser usado por empreendedores, líderes de inovação, e estrategistas que desejam criar uma estratégia de inovação assertiva.
O modelo dos Horizontes de Inovação ajuda as corporações a gerir e planejar melhor seus esforços de inovação. Ele permite que as empresas equilibrem suas atividades de curto e longo prazo e desenhem suas estratégias de inovação. O modelo também ajuda a identificar oportunidades de crescimento, avaliar riscos e direcionar recursos de forma mais eficaz.