Innovation Studio

As ferramentas cruciais para se trabalhar com inovação.

Todos os Frameworks

TAM SAM SOM

O que é?

O TAM SAM SOM é um modelo usado para avaliar o potencial de mercado de um produto ou serviço. O modelo divide o mercado em três categorias: TAM (Total Available Market), SAM (Serviceable Available Market) e SOM (Serviceable Obtainable Market). O TAM representa o tamanho total do mercado, o SAM é o tamanho do mercado em que uma empresa pode atuar e o SOM é a parcela do mercado que uma empresa pode realmente alcançar no atual momento.

Para que é?

O modelo TAM SAM SOM ajuda a entender o potencial de mercado de um produto ou serviço, fornecendo uma visão clara do tamanho do mercado, da concorrência e da oportunidade para o produto. Ele ajuda as empresas a estabelecer metas realistas, avaliar a viabilidade de um produto ou serviço e encontrar oportunidades de crescimento. O modelo também ajuda a definir uma estratégia de marketing mais eficiente e alocar recursos de forma mais eficaz.

Quando usar?

O modelo TAM SAM SOM pode ser usado em diferentes estágios de um negócio, desde o planejamento inicial até o lançamento de novos produtos e expansão de mercado. Ele é especialmente útil para startups e empresas que buscam entrar em novos mercados ou lançar novos produtos. O modelo TAM SAM SOM é bastante usado por gerentes de marketing, estrategistas de negócios e empreendedores que desejam avaliar o potencial de mercado de um produto ou serviço.

Inscreva-se na nossa newsletter

INNOVA PILLS

A inovação na sua caixa de entrada, toda semana.

Compartilhamos com você a melhor curadoria de estratégias e notícias sobre inovação e negócios.