O Problem-Solution Fit, é um modelo que descreve a sinergia ou "encaixe" entre um problema e um produto ou serviço que o solucione de forma eficaz. Refere-se ao seu potencial de aliviar uma dor ou gerar valor a um perfil determinado de clientes.
Esse conceito permite observar se o produto ou serviço de fato oferece uma solução que corresponda a dores reais de um segmento de clientes. O Problem-Solution Fit ajuda as startups a focarem seus esforços em encontrar um equilíbrio entre o que oferecem (solução) e o que o mercado realmente necessita (problema). Dessa forma, reduz riscos e incertezas associados ao desenvolvimento de produtos ou serviços que possam não atender às expectativas dos clientes.
O conceito de Problem-Solution Fit é utilizado especialmente nos estágios iniciais de desenvolvimento do produto, mas deve ser revisto continuamente. É usado para entender as necessidades dos clientes, validar hipóteses e encontrar rapidamente a melhor solução para um problema identificado. O objetivo é alcançar um match perfeito entre o problema e a solução, e assim garantir que o produto ou serviço oferecido terá potencial de crescimento no futuro.